VOCÊ SABE ESCOLHER CORRETAMENTE UM EXTINTOR DE INCÊNDIO?

Os extintores de incêndio podem, equivocadamente, ser considerados como todos iguais. Porém o que nem todo mundo sabe é que existe um tipo de extintor adequado para classe de incêndio. Mas o que é classe de incêndio?

Classes de Incêndio

Classe A
Fogo em materiais sólidos, corpos de fácil combustão, com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade. Este tipo de incêndio deixa resíduos.

Pode-se citar como exemplo de incêndios Classe A: tecidos, papel, madeira, fibras, etc. Para a sua extinção, o incêndio Classe A necessita do efeito de resfriamento, sendo a água ou solução que a contenha em grande porcentagem, o agente extintor ideal.

Classe B
Fogo em materiais inflamáveis, com propriedades de queimarem somente em superfície. Estes tipos de incêndio não deixam resíduo. Pode-se citar como exemplo de incêndio Classe B: líquidos petrolíferos e outros líquidos inflamáveis (óleo, graxas, tintas, vernizes, etc.). Para esta classe é recomendado o uso de extintores contendo espuma, dióxido de carbono e pó químico (Pó BC), sendo sua extinção dada por abafamento.

ATENÇÃO: Para este tipo de incêndio é proibido o uso de água como agente extintor.

Classe C
Fogo em equipamentos elétricos energizados. Pode-se citar como exemplo de incêndio Classe C: transformadores, motores elétricos, quadros de distribuição. Para esta classe é primordial o uso de agentes extintores que não conduzam eletricidade, como o dióxido de carbono, para que não haja risco ao operador.

ATENÇÃO: Para este tipo de incêndio é proibido o uso de água como agente extintor.

Classe D
Fogo em elementos pirofóricos. Pode-se citar como exemplo de incêndios Classe D: magnésio, zircônio, titânio, alumínio em pó, dentre outros. Para esta classe de incêndio, os extintores devem conter agentes especiais que extinguem o fogo por abafamento, como os de cloreto de sódio.

ATENÇÃO: Para este tipo de incêndio é proibido o uso de água ou espuma como agente extintor.

Classe K
Fogo em óleos e gorduras animais e vegetais, utilizados na cocção de alimentos. Pode-se citar como exemplo de incêndios Classe K: cozinhas industriais com sobreaquecimento de banha, óleo e gordura aquecida. Para extinção, o agente extintor mais recomendado é o tipo K.

ATENÇÃO: Para este tipo de incêndio é proibido o uso de água como agente extintor.

DICA: o extintor pó multiuso é adequado às três principais classes de incêndio, classe A (madeiras, papeis, tecidos, etc.), classe B (líquidos inflamáveis) e classe C (equipamentos elétrico-energizados). No combate à classe A, o produto isola quimicamente os combustíveis, criando uma película de pó fundido a qual resfria e impede o oxigênio (comburente) de alimentar a reação de combustão. Nos combates à classe B, atua igualmente aos pós BC, resfriando e abafando o combustível. Não conduz eletricidade, o que capacita esse pó a extinção de incêndios classe C.

Agora que você já sabe o que é classe de incêndio e como escolher o agente extintor adequado para cada situação.

Leia Também

05/Mar/2020

A IMPORTÂNCIA DAS MANGUEIRAS DE INCÊNDIO

A mangueira, ferramenta indispensável à um sistema de combate a incêndio, percorreu um caminho de constante evolução, que ultrapassou as etapas de produção, normalização do seu uso até chegar a certificação dos produtos, que estabelece padrões para sua utilização.

01/Mar/2020

COMBATE A INCÊNDIO: UTILIZE CORRETAMENTE O EXTINTOR

Todo edifício (seja comercial ou não), todo meio de transporte público ou local de grande movimento necessita e porta um extintor de incêndio. Exatamente por isso, sua importância no combate a incêndios foi perdendo valor com o tempo, a ponto de não ser mais levado a sério no dia a dia das pessoas, que, por sua vez, não tomam os cuidados necessários para a sua manutenção.